13/11/2021 às 13:34 Além de um clique

Marca, identidade e personalidade

47
2min de leitura

A marca de um profissional ou empresa diz muito. É muito mais que um “cartão de visita”, simplesmente falando. Fazendo uma leitura mais atenta, nela já é possível encontrar a personalidade do profissional/empresa e o tipo de serviço/produto que vai encontrar.

Como artista visual, não apenas como fotógrafo, mas também com especialização em designer gráfico no curso de Produção Multimídia, particularmente me guio bastante por esta questão quando vou comprar e consumir algo.

Afinal, se a pessoa/empresa é desleixada ou não tem a devida atenção com a sua marca, que é seu patrimônio, sua identidade na área de atuação, será que vai ter com o serviço/produto que oferece?

Desta forma compartilho com vocês o meu novo logotipo. Fundamental a importância do alinhamento entre a sua marca gráfica com o seu serviço, valores e propósito com o que se faz e oferece.

A construção de um manual de identidade é longo e complexo – entre outras coisas falamos de cores, assinaturas vertical e horizontal, margem de segurança, tipologias, aplicações, versões positivas e negativas...-, mas de forma bem resumida vou passar para vocês. Assim reforço o entendimento da necessidade em pesquisa e referências. Inspiração geralmente é muito romantizada, mas ela sempre vem através de base, conhecimento e direção.

Num resumo e “chuva de ideias” selecionei algumas palavras-chaves que vão de encontro com a fotografia que realizo: natureza, formas, luz, sombra, abstrato, arte, pintura, espiritual, movimento, poesia, experimentação, versátil, composição...

Desta forma ficou mais claro o direcionamento em relação as referências que identifiquei e me identifiquei: Burle Marx, Lasar Segall, Geraldo de Barros, além dos elementos naturais, que é minha principal matriz criativa na fotografia.


As fontes também compõem um logotipo e devem seguir o mesmo propósito e uma função. No meu caso são duas – primária e secundária -. A principal é a que ilustra a minha assinatura. Escolhida pela sua leveza, sinuosidade e modernidade, para fazer uma analogia com o lado mais artístico e autoral e também com as artes.

A fonte secundária, que não aparece, também é moderna, sem serifa e light, contrastando assim de forma harmoniosa com a fonte principal, mas ela será usada na composição, diagramação e layout de textos e outros possíveis materiais nas divulgações do meu trabalho e demais conteúdo.


Sobre

Dennis Calçada, Fotógrafo de Santos(SP). Fotos de natureza para empresas preocupadas com meio ambiente, matérias jornalísticas, colecionadores, amantes de fotografia e arte e decoração de interiores.

Formado em jornalismo e produção multimídia com ênfase em designer gráfico, as fotografias de Dennis Calçada tem sua identidade autoral como marca característica.

Criando poesias visuais e escrevendo com a luz de maneira criativa, as minhas preferências na fotografia são por criar imagens únicas.

13 Nov 2021

Marca, identidade e personalidade

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

arte artista visual elementos naturais Fine Art formas fotógrafo identidade visual marca natureza paisagem poesia visual preto e branco

Quem viu também curtiu

08 de Abr de 2021

“Escolhi o caminho com o coração e nele mergulhei obstinadamente”. Entrevista com Araquém Alcântara

26 de Set de 2017

Uma prosa, uma dica e belas imagens

19 de Ago de 2017

Ela é tudo e um pouco mais

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp