Sobre Dennis Calçada, fotógrafo de natureza | Fotógrafo de Santos SP

Por trás da lente

Dennis Calçada

Dennis Calçada, Fotógrafo de Santos (SP). Fotos de natureza para empresas preocupadas com meio ambiente, matérias jornalísticas, colecionadores, amantes de fotografia e arte e decoração de interiores.


Formado em jornalismo e produção multimídia com ênfase em designer gráfico, as fotografias de Dennis Calçada tem sua identidade autoral como marca característica. Apaixonado pela vida. Otimista. Olhar inquietante lado a lado com a paciência. Saber enxergar e esperar, sim, o quanto for necessário na busca do melhor momento. Afinal, fotografia é entrega, alma e sentimento. E isso logo tive conhecimento em 1998, ano que fui apresentado à fotografia na faculdade de jornalismo pela Universidade Santa Cecília, de Santos (SP). Pronto, amor à primeira vista.


Criando poesias visuais e escrevendo com a luz de maneira criativa, as minhas preferências na fotografia são por criar imagens únicas. Logo em sua primeira exposição individual, em 2018, intitulada de Alaya - que nos sânscrito significa Morada Interior -, contou com a curadoria do ícone Araquém Alcântara.


"Com este seu Alaya, Dennis revela o espírito criador que habita a floresta intocada, a beleza do sagrado nas pequenas coisas, o brilho da luz que conversa com as formas da mata escura. Ele escolheu um caminho difícil para o seu primeiro ensaio, fotografar a floresta em preto e branco. A profusão de cores que ela reverbera quase exige a fotografia colorida, mas Dennis seguiu o caminho contrário e nos surpreende com imagens de forte impacto visual, como se a floresta fosse iluminada contra um grande “cosmo” negro ou um fundo estático de estúdio ou de teatro."


A fotografia de Dennis Calçada vem ganhando corpo e reconhecimento com prêmios e seleções em concursos e festivais de fotografia pelo Brasil. O fotógrafo santista teve imagem selecionada pelo concurso de fotografia “Construindo Vidas Melhores”. Concurso promovido pelo Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) e o CAU/BR.


Entre outras seleções e conquistas já teve seu trabalho exposto AEF 2018 – Amparo em Foco, Analândia Cidade Fotográfica 2018 e portfólio entre os classificados para expor no Festiva de Fotografia de Tiradentes 2019. Outro feito teve a foto pré-selecionada no conceituado concurso mundial de fotografia, Black & White Photography Awards, da Lensculture.


Dennis Calçada também já participou de exposições coletivas compartilhando suas fotos com outros artistas na Exposição coletiva de artistas "Portfólio Novos Trabalhos" realizada na Art Lab Gallery, assim como na Exposição: coletiva EIXO 2019.


Com as fotos da série Alaya participou da 2ª Mostra Decore decorando o espaço Oca Contemporânea, em 2019, ambiente eleito o vencedor do evento e que foi elaborado pelo arquiteto Ricardo Velasco.


E mais recentemente foi um dos três selecionados em todo Brasil no concurso nacional de fotografia de natureza promovido pela Hahnemühle (empresa alemã referência em papéis no mercado fine art) e a revista fotográfica FHOX.


Em 2020 o fotógrafo Dennis Calçada realizou a sua segunda exposição individual, desta vez com o nome de "Santos em verso e prosa", em homenagem ao aniversário da cidade de Santos (SP), que completou 474 anos


MISSÃO


Ratificar a importância da natureza em nossas vidas e espalhar belezas. Dizer algo para fazer refletir por intermédio da fotografia e deixar o carrancudo cotidiano mais leve. Ser humano e natureza, somos um só. Trazer paz na alma diante da contemplação e arte. Um propósito e diversos entendimentos conforme o olhar de cada um.

VALORES


Respeito total com a natureza. Comprometimento na busca de fazer e entregar sempre o melhor. Sinceridade. Integridade.

Prazer, Dennis Calçada. Seja bem-vindo (a).

CAMINHADA


• 2010 | Trabalho selecionado no concurso internacional “Ten Images for Ithaca 2010”, realizado na Grécia, concorrendo com mais de 2000 trabalhos de 72 países.

• 2017 | Foto selecionada entre os 12 vencedores do concurso de fotografia “Construindo Vidas Melhores”. Concurso promovido pelo Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) e o CAU/BR.

https://www.cauba.org.br/confira-vencedores-do-concurso-de-fotografia-do-unops-e-do-caubr/

• 2018 | Foto selecionada na Convocatória AEF 2018 – Amparo em Foco | ROTA XV: Luz e Sombras, Cores e Formas.


• 2018 | Foto pré-selecionada no conceituado concurso mundial de fotografia, Black & White Photography Awards, da Lenscultue.


• 2018 | Primeira exposição individual (de 07.11 a 06.12) intitulada Alaya e com curadoria de Araquém Alcântara, realizada na Câmara Municipal de Santos.

https://www.atribuna.com.br/variedades/popart/santista-dennis-cal%C3%A7ada-faz-debut-na-fotografia-1.5591

https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2018/11/04/fotografo-santista-estreia-mostra-sobre-natureza-com-curadoria-de-araquem-alcantara.ghtml

https://www.camarasantos.sp.gov.br/publico/noticia.php?codigo=8500&cod_menu=8500

https://www.umolhar.net/post/alaya-individual-de-dennis-cal%C3%A7ada-pode-ser-vista-em-santos

https://noticias.unisanta.br/artes-cultura/ex-aluno-da-unisanta-dennis-calcada-realiza-mostra-fotografica-com-a-curadoria-de-araquem-alcantara-genio-da-fotografia


• 2018 | Foto selecionada na Convocatória Analândia Cidade Fotográfica 2018.

• 2019 | Exposição coletiva de artistas "Portfólio Novos Trabalhos" realizada na Art Lab Gallery.

• 2019 | Exposição individual (de 14.02 a 07.03) intitulada Alaya e com curadoria de Araquém Alcântara, realizada no MISS – Museu da Imagem e do Som de Santos.

https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/alaya-abre-o-ano-do-espaco-expositivo-do-miss

https://www.turismosantos.com.br/?q=pt-br/node/11640

http://www.jornaldaorla.com.br/noticias/37571-mostra-sobre-natureza-e-interioridade-e-atracao-no-miss/


• 2019 | Selecionado na Mostra de Portfólios do Foto em Pauta | Festival de Fotografia de Tiradentes.

• 2019 | Exposição: coletiva EIXO 2019.

https://www.eixoarte.com/denniscalcada

https://www.boqnews.com/etc/trabalho-de-fotografo-santista-repercute-no-cenario-nacional/


• 2019 | Participação na 2ª Mostra Decore com fotografias decorando o espaço Oca Contemporânea, ambiente elaborado pelo arquiteto Ricardo Velasco.

• 2019 | Selecionado no Concurso Interfoto 2019/ CEUNSP.

• 2019 | Fotos da série Caminhos do Mar exibida em projeção fotográfica na Festa da Fotografia - Núcleo FAC (Agosto. Belo Horizonte).


• 2019 | Selecionado no concurso nacional de fotografia de natureza promovido pela Hahnemühle (empresa alemã referência em papéis no mercado fine art) e a revista fotográfica FHOX. As três fotografias selecionadas são as primeiras impressões com a Natural Line feitas no Brasil.

https://fhox.com.br/agenda/concursos/natural-line-hahnemuhle/

https://noticias.unisanta.br/artes-cultura/ex-unisanta-dennis-calcada-e-selecionado-em-concurso-nacional-de-fotografia-de-natureza?fbclid=IwAR3Az8W78d4Fn3Yj4AUWj0DVxkO391pkqv9DeiwYKWdgFmmlBGupg41g6CE

https://www.juicysantos.com.br/vida-013/santistas-por-ai/dennis-calcada/

https://www.boqnews.com/etc/fotografo-santista-e-selecionado-em-concurso-nacional-de-fotografia/?fbclid=IwAR10ptr96Y2cWKJmcnA1KePamoKj4vQNBa-pVWE8YEUDtWuZI5DCsW73Xyw

https://www.atribuna.com.br/variedades/popart/fot%C3%B3grafo-santista-%C3%A9-selecionado-para-evento-na-europa-1.77199


• 2020 | Segunda exposição individual (20.01 a 02.02). “Santos em verso e prosa”, série de 40 fotografias em preto e branco no mês que a cidade de Santos completa 474 anos. A mostra teve apoio da empresa alemã Hahnemühle. As fotos foram impressas no papel Bamboo da linha Natural Line que se preocupa com a questão da sustentabilidade.

https://noticias.unisanta.br/campus/santos-em-verso-e-prosa-exposicao-fotografica-de-ex-unisanta-e-uma-das-atracoes-no-mes-em-que-a-cidade-completa-474-anos

http://www.maissantos.com.br/santos/as-vesperas-do-aniversario-de-474-anos-santos-ganha-exposicao-fotografica/

https://www.juicysantos.com.br/eventos/exposicao-santos-em-verso-e-prosa/

https://revistanove.com.br/programacao-cultural/exposicao-fotografica-santos-em-verso-e-prosa/

https://www.resumofotografico.com/2020/01/exposicao-fotografica-celebra-os-474-anos-da-cidade-de-santos.html

http://www.jornaldaorla.com.br/noticias/41455-exposicao-santos-em-verso-e-prosa-homenageia-474-anos-da-cidade/?fbclid=IwAR1QkbkMDRcFLWNEC2zuYkcCpvnx_3qInOcop7-uO2Gp-NlJQ-O1P0Pc5Cc

https://fhox.com.br/agenda/exposicoes/santos-em-verso-e-prosa-exposicao-fotografica-e-atracao-no-aniversario-da-cidade/

https://globoplay.globo.com/v/8263624/programa/

https://www.atribuna.com.br/variedades/popart/paisagens-santistas-s%C3%A3o-temas-de-duas-exposi%C3%A7%C3%B5es-fotogr%C3%A1ficas-1.85403