Imagem capa - Azul nosso de cada dia por Dennis Calçada
Foto Grafia

Azul nosso de cada dia

Antes do clique são inúmeras escolhas: lente adequada, abertura, velocidade, o momento decisivo e ISO, por exemplo. Agora acrescente mais uma, a composição. Como irei compor esta imagem? Mais uma série de opções para escolher (formas, linhas, luz e sombra, texturas....).


Perceba que várias “subpastas” começam a se criar para aí sim apertar o botão. Bem, voltando na composição digamos que a opção foi em compor com as cores. Sim, mas cores variadas, uma determinada paleta de cor ou somente uma? Apenas uma mesmo e no caso o azul.


POR QUE AZUL?


Confesso, o azul é a minha cor preferida, mas a escolha vai muito além disso. Já notou como o azul está presente em nosso dia a dia e como ele nos rodeia o tempo todo. Céu, mar, "ar"... Caso sim, parabéns. Caso não, isso é um sinal que a correria da “vida moderna” está lhe consumindo muito. Então, nada melhor que o azul para você.


Afinal, é sedativo, curativo e diminui a pressão arterial. Cor das pessoas equilibradas, altruístas e cor dos pensadores. Totalmente relacionada com amizade, meditação, paz, frio e mar.Desta forma pare, respire, expire e observe os sinais da vida. Observe mais as cores, já que elas “falam”.


Van Gogh costumava dizer: “Eu não me canso da cor azul“. Alguém discorda por aqui?


Fotógrafos que gostam de compor com as cores e tenho como referência:


Ernst Hass

Walter Firmo

Izan Petterle

João Machado


Alguns filmes que exploram bem o uso das cores:

Sonhos, de Akira Kurosawa

Beleza Americana

Moonlight