20/07/2020 às 11:28 Além de um clique

Exercitando o olhar e a composição fotográfica na quarentena

447
2min de leitura

Exercício é sempre fundamental, e não falando apenas fisicamente. Exercitar no sentido de melhorar no que você gosta de fazer, no conhecimento, na sua profissão e tudo mais que você entender que deve ganhar mais atenção.

Como não poderia ser diferente, aqui me refiro ao ato de fotografar. Sim, mesmo devido a limitação de não fotografar normalmente por aí durante esta pandemia, não deixei de fotografar NENHUM DIA. Mas como assim, você pode estar perguntando?

Lembre-se, como sempre gosto de dizer, não se prenda e limite o ato de fotografar apenas quando estiver com a câmera nas mãos. Fotografar também é enriquecer o seu repertório visual por intermédio de livros, filmes, poesias, gravuras, pinturas, música...

Lembremos sempre a referência de Ansel Adams.

“Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.”

Entendo a fotografia como a síntese de todas as artes. E sim, somando tudo isso, naturalmente o ato de fotografar se torna uma extensão natural. E apesar das limitações nesse período de pandemia, reinventar tem sido uma palavra de ordem. Então, “bora” fotografar dentro de casa mesmo.

Nunca será a mesma coisa, mas a questão é, um dia sem fotografar – com ou sem a câmara -, é um dia de aprendizado desperdiçado. O sucesso é treinável. 1% todos os dias é mais importante e consistente que 100% em períodos aleatórios.

Desta forma aqui compartilho com vocês apenas algumas, das infinitas possibilidades, que podem ser exercitadas, não apenas com o objetivo de refinar seu olhar, mas também sobre a questão de praticar mesmo. A “sorte” só vai lhe encontrar se estiver trabalhando.

• Fotografe um mesmo ambiente/local da sua casa por mais de uma vez e em repetidos dias. Isso vai lhe forçar a buscar novas composições.

• Repare mais o banal. O olhar de um fotógrafo transforma o simples em poesia visual.

• Perceba a luz. Como e por onde a luz entra na sua casa nas variadas horas do dia?

• Essas luzes criam formas e sombras. Insira-as, crie e explore o uso delas nas suas composições.

• Não se limite apenas em um ângulo. Abuse de novos enquadramentos, suba, desça, gire em torno do objetivo fotografado e perceba as diferenças até encontrar a que mais lhe agrada.

• Espelhos e janelas oferecem reflexos e brilhos, use-os a seu favor para criar efeitos.

A seguir alguns exemplos de composições realizadas com registros pela câmera do celular.

20 Jul 2020

Exercitando o olhar e a composição fotográfica na quarentena

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

alem de um clique composição criando em casa criatividade estudo fotográfico formas fotografando em casa fotografia de celular linhas luz e sombra pandemia quarentena texturas

Quem viu também curtiu

26 de Set de 2017

Uma prosa, uma dica e belas imagens

19 de Ago de 2017

Ela é tudo e um pouco mais

01 de Out de 2018

Um mestre das paisagens marinhas

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp