Imagem capa - Por dentro do que vai fotografar por Dennis Calçada
Foto Grafia

Por dentro do que vai fotografar

Além de um clique. Fotografar é muito, mas muito mais que apenas a parte técnica em saber manusear o seu equipamento. Escrever com a luz é também poesia, cinema, pintura, história da arte, observação e outras variadas questões.


Entre elas, conhecer sobre o que está fotografando. Um exemplo simples. Para fotografar futebol ou qualquer outro esporte, você tem obrigação de conhecer as regras da modalidade. Sim, isso vai influenciar na sua foto.


Portanto, no meu caso, fotografando natureza e paisagem, conhecer e “mergulhar” a fundo nestas questões dos elementos naturais é primordial. O tema é fascinante por natureza, literalmente, por toda sua beleza e grandiosidade, e fica ainda mais quando você passa a compreender melhor sobre os processos naturais.


Esta abertura é para indicar a minha leitura do momento. O livro é “A vida secreta das árvores”, do alemão Peter Wohlleben. A seguir um trecho da sinopse para ambientar mais sobre o tema e aumentar ainda mais a sede pelo conhecimento do assunto.


“E se tudo o que você sempre pensou saber a respeito das árvores estivesse errado? E se, apesar de tão diferentes de nós, descobríssemos que elas compartilham diversas características dos humanos? Nos últimos anos a ciência tem comprovado que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Assim como nós, elas se comunicam, mantêm relacionamentos, formam famílias, cuidam dos doentes e dos filhos, têm memória, defendem-se de agressores e competem ferozmente com outras espécies – às vezes, até com outras árvores da mesma espécie. Algumas são naturalmente solitárias, enquanto outras só conseguem viver plenamente se fizerem parte de uma comunidade. E, assim como nós, cada uma se adapta melhor a determinado ambiente.”