11/05/2022 às 14:03 Além de um clique

Dennis Calçada tem trabalho selecionado em festivais tradicionais de fotografia no Brasil e na Holanda

48
3min de leitura

Após seleção entre as 756 inscrições e um total de mais de seis mil imagens de artistas de diversas nacionalidades e regiões do Brasil, Dennis Calçada terá seu trabalho projetado na histórica cidade mineira de Tiradentes-MG e Rotterdam, na Holanda

O fotógrafo santista Dennis Calçada teve seu trabalho selecionado na convocatória – com o tema O urbano entre a realidade e utopia - realizada por dois conceituados festivais de fotografia, o Foto em Pauta, de Tiradentes-MG, e também pelo Rotterdam Photo, da Holanda.



A seleção das imagens, feita pela comissão julgadora composta pelos profissionais da área de artes visuais Gabriela Sá, Marcel Kollen e Rafael Roncato, será exibida em formato audiovisual por intermédio de projeções, tanto na cidade mineira de Tiradentes durante a realização do festival (16-20 de março), quanto em Rotterdam (18-22 de maio), no Reino dos Países Baixos.

Formado em jornalismo e produção multimídia, Dennis Calçada não esconde a satisfação pela sua série fotográfica intitulada Urbanidade sufocada estar entre as selecionadas. “É um reconhecimento importante para a carreira e significa que estou no caminho certo para alcançar meu propósito e espaço dentro do cenário das artes visuais e fotografia autoral”, comentou Calçada, que em 2018 realizou sua primeira exposição individual com o título de Alaya – no sânscrito significa morada interior – e teve a curadoria do ícone Araquém Alcântara.

Comprovando a dificuldade e concorrência da convocatória, a lista final contempla 179 selecionados entre as 756 inscrições e um total de mais de seis mil imagens de artistas de diversas nacionalidades e regiões do Brasil, cada um com suas próprias abordagens sobre o tema proposto. 



Na abordagem utilizada por Dennis Calçada fica clara a preocupação – fotos e texto - do fotógrafo santista com o crescimento desordenado dos grandes centros urbanos. “A ânsia pelo avanço rumo ao moderno e contemporâneo fracassou e isso fica nítido ao observamos os grandes centros urbanos. Levam em conta apenas ou principalmente o lucro com empreendimentos imobiliários, entre outros fatores, deixando de lado questões naturais, geográficas e estruturais para um melhor bem-estar dos indivíduos. O que vivenciamos hoje em dia é o chamando caos urbano”, ressaltou Dennis Calçada que tem a natureza como sua principal fonte de inspiração na fotografia.

TRAJETÓRIA EM ASCENSÃO

O trabalho é árduo e concorrido para conseguir um espaço no cenário das artes visuais, mas passo a passo Dennis Calçada da mostras que está construindo uma base sólida na sua carreira. Afinal, esta é a segunda vez que o santista tem um trabalho selecionado no conceituado festival de Tiradentes – o Foto em Pauta -. A primeira aconteceu em 2019, mas em outra categoria, por que seu trabalho, na ocasião, ficou entre os escolhidos na leitura de portfólios, com a série Alaya.

Outro feito ocorreu em 2021 quando ficou entre os três finalistas no concurso nacional de fotografia de natureza promovido pela Hahnemühle (empresa alemã referência em papéis no mercado fine art) e a revista fotográfica FHOX. As três fotografias selecionadas serviram para promover os papéis da linha Natural Line feitas pela empresa europeia no Brasil.

E recentemente, também em 2021, sua fotografia selecionada na 15ª Mostra Anual de Fotojornalismo ARFOC-SP (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo).



11 Mai 2022

Dennis Calçada tem trabalho selecionado em festivais tradicionais de fotografia no Brasil e na Holanda

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

26 de Set de 2017

Uma prosa, uma dica e belas imagens

19 de Ago de 2017

Ela é tudo e um pouco mais

22 de Mar de 2018

Rascunhando com a luz

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp