Na contramão

Urbanidade sufocada

A ânsia pelo avanço rumo ao moderno e contemporâneo fracassou e isso fica nítido ao observamos os grandes centros urbanos. Grandes apenas nos nomes, mas pequenos em seus planejamentos e maneira de pensar.


O crescimento desordenado levando em conta, principalmente o lucro com empreendimentos imobiliários, entre outros fatores, deixando de lado questões naturais, geográficas e estruturais para um melhor bem-estar, o que vivenciamos hoje em dia é o chamando caos urbano.


Camadas sobre camadas e mais camadas atropelando a lógica do bom senso e da boa convivência. Com esta ideologia de cada um pensar no seu quadrado, literalmente, o limite chegou e com ele a conta, na qual estamos pagando principalmente com a saúde. Hoje, o certo é estamos vivendo/sobrevivendo nestes espaços.


O espaço urbano cada vez mais vertical nos sufoca. Os espaços que seriam de compartilhamentos e boa convivência vem se tornando espaço de disputas por espaços, seja no caminhar pela calçada, na vaga pelo carro, nas filas, na espera na praça de alimentação e assim por diante.


Por isso, lutemos e torcemos não pela volta ao normal, mas pelo começo de um novo tempo, e que tal (re)começar descontruindo essas camadas sobre camadas urbanas, por mais espaços e respiros na continuação da nossa caminhada...


Tags

Urbano cidade street arquitetura urbanismo fotografia fine art fotografia de rua preto e branco