Imagem capa - “Santos em verso e prosa”, exposição fotográfica é uma das atrações na cidade no mês que completa 474 anos por Dennis Calçada
Foto Grafia

“Santos em verso e prosa”, exposição fotográfica é uma das atrações na cidade no mês que completa 474 anos

A mostra do fotógrafo santista Dennis Calçada que homenageia a cidade com suas poesias visuais será no Pátio Iporanga





No mês que a cidade completa 474 anos, você, santista e turista, terá a oportunidade de conferir uma Santos que navega pelo histórico e moderno, e por um ângulo diferente e autoral. Assim é a narrativa da mostra fotográfica Santos em verso e prosa, do fotógrafo santista Dennis Calçada. A exposição acontece no Pátio Iporanga – Avenida Ana Costa, 465, Gonzaga -, a partir do próximo dia 20 e fica até 02 de fevereiro, aberta ao público no horário de funcionamento shopping.

Certeza de um delicioso passeio com o olhar, pensamentos e reflexões pelas 40 fotografias em preto e branco que compõem a exposição, e que passam por cenas do cotidiano Zero Treze, arquitetura, pontos marcantes da cidade, esportes característicos praticados pelos santistas e detalhes que passam despercebidos em meio a correria diária.

“Santos é uma cidade muito fotográfica e de muitos encantos, por isso criei algo mais autoral para sair do clichê, e assim revelar momentos e lugares que às vezes, por vários motivos, não recebem nossa merecida atenção. Poesias visuais, digamos. Em dias cada vez mais carrancudos cada um tem o dever, a sua maneira, em deixar leveza onde mora e por onde passa, e a minha maneira de fazer isso é falando com as fotografias”, comenta Calçada, recentemente selecionado no concurso nacional de fotografia de natureza promovido pela Hahnemühle e a revista fotográfica FHOX.


Jornalista e formado em produção multimídia, o fotógrafo Dennis Calçada explica o por que da escolha pelo preto e branco. “O preto e branco ele vai mais direto ao ponto, diferente do colorido, que também gosto muito, mas em outras ocasiões, e evita distrações no olhar de quem está lendo a imagem”, explica.


A série de fotos sobre a cidade de Santos começou a ser produzida ainda em 2015, pois um trabalho fotográfico não ganha peso e corpo da noite para o dia como entende o fotógrafo. “O que você quer dizer com cada foto, a espera e busca por cenários com formas equilibradas como você deseja, a escolha do momento, da luz que seja ideal para o seu tipo de linguagem...Enfim, isso tudo leva tempo, e cada pequeno detalhe que somado a outro faz a diferença no resultado final. Tudo muito diferente de chegar e apenas apertar o botão. Por isso gosto da expressão muito além de um clique,” ressalta Calçada.


SUSTENTABILIDADE


Fotógrafo de natureza, a sustentabilidade também é umas das causas que Dennis Calçada aprova, e ela também estará presente na exposição. Afinal, a mostra fotográfica conta com o apoio da Hahnemühle (empresa alemã referência em papéis no mercado fine art) e assim, todas as fotos são impressas no papel Bamboo, da linha de papéis sustentáveis Natural Line, da empresa.


O Hahnemühle Bamboo é o primeiro papel para jato de tinta Fine Art do mundo, feito com 90% de fibras de bambu, para uma aparência natural e produção de papel ecológica. O papel de bambu branco natural, em tons quentes, não contém branqueadores ópticos e se destaca graças à sua estrutura de feltro macia e levemente texturizada.