18/01/2020 às 14:03 Além de um clique

“Santos em verso e prosa”, exposição fotográfica é uma das atrações na cidade no mês que completa 474 anos

368
3min de leitura

A mostra do fotógrafo santista Dennis Calçada que homenageia a cidade com suas poesias visuais será no Pátio Iporanga

No mês que a cidade completa 474 anos, você, santista e turista, terá a oportunidade de conferir uma Santos que navega pelo histórico e moderno, e por um ângulo diferente e autoral. Assim é a narrativa da mostra fotográfica Santos em verso e prosa, do fotógrafo santista Dennis Calçada. A exposição acontece no Pátio Iporanga – Avenida Ana Costa, 465, Gonzaga -, a partir do próximo dia 20 e fica até 02 de fevereiro, aberta ao público no horário de funcionamento shopping.

Certeza de um delicioso passeio com o olhar, pensamentos e reflexões pelas 40 fotografias em preto e branco que compõem a exposição, e que passam por cenas do cotidiano Zero Treze, arquitetura, pontos marcantes da cidade, esportes característicos praticados pelos santistas e detalhes que passam despercebidos em meio a correria diária.

“Santos é uma cidade muito fotográfica e de muitos encantos, por isso criei algo mais autoral para sair do clichê, e assim revelar momentos e lugares que às vezes, por vários motivos, não recebem nossa merecida atenção. Poesias visuais, digamos. Em dias cada vez mais carrancudos cada um tem o dever, a sua maneira, em deixar leveza onde mora e por onde passa, e a minha maneira de fazer isso é falando com as fotografias”, comenta Calçada, recentemente selecionado no concurso nacional de fotografia de natureza promovido pela Hahnemühle e a revista fotográfica FHOX.

Jornalista e formado em produção multimídia, o fotógrafo Dennis Calçada explica o por que da escolha pelo preto e branco. “O preto e branco ele vai mais direto ao ponto, diferente do colorido, que também gosto muito, mas em outras ocasiões, e evita distrações no olhar de quem está lendo a imagem”, explica.

A série de fotos sobre a cidade de Santos começou a ser produzida ainda em 2015, pois um trabalho fotográfico não ganha peso e corpo da noite para o dia como entende o fotógrafo. “O que você quer dizer com cada foto, a espera e busca por cenários com formas equilibradas como você deseja, a escolha do momento, da luz que seja ideal para o seu tipo de linguagem...Enfim, isso tudo leva tempo, e cada pequeno detalhe que somado a outro faz a diferença no resultado final. Tudo muito diferente de chegar e apenas apertar o botão. Por isso gosto da expressão muito além de um clique,” ressalta Calçada.

SUSTENTABILIDADE

Fotógrafo de natureza, a sustentabilidade também é umas das causas que Dennis Calçada aprova, e ela também estará presente na exposição. Afinal, a mostra fotográfica conta com o apoio da Hahnemühle (empresa alemã referência em papéis no mercado fine art) e assim, todas as fotos são impressas no papel Bamboo, da linha de papéis sustentáveis Natural Line, da empresa.

O Hahnemühle Bamboo é o primeiro papel para jato de tinta Fine Art do mundo, feito com 90% de fibras de bambu, para uma aparência natural e produção de papel ecológica. O papel de bambu branco natural, em tons quentes, não contém branqueadores ópticos e se destaca graças à sua estrutura de feltro macia e levemente texturizada.

18 Jan 2020

“Santos em verso e prosa”, exposição fotográfica é uma das atrações na cidade no mês que completa 474 anos

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

cidade de Santos exposição Fine Art Hahnemühle Pátio Iporanga poesia visual Santos Santos em verso e prosa zero treze

Quem viu também curtiu

26 de Set de 2017

Uma prosa, uma dica e belas imagens

19 de Ago de 2017

Ela é tudo e um pouco mais

22 de Mar de 2018

Rascunhando com a luz

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp