15/10/2018 às 14:27 Além de um clique

Alaya: Exposição de fotógrafo santista terá curadoria de ícone da fotografia

759
3min de leitura

Dennis Calçada realiza sua primeira exposição e tem como curador Araquém Alcântara, um precursor da fotografia de natureza no Brasil

Fotógrafo, jornalista e designer, o santista Dennis Calçada vai realizar sua primeira exposição individual intitulada de Alaya, mostra que ficará em exibição de 7 de novembro a 6 dezembro, exceto aos sábados e domingos, no espaço cultural da Câmara Municipal de Santos (Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1 - Vila Nova, Santos – SP), das 8h às 18 horas.

Alaya, que no sânscrito significa morada interior, tem o objetivo de fazer o expectador não apenas contemplar, mas mergulhar e se reconectar com o seu eu interior, assim como buscamos quando procuramos contato com a natureza, por intermédio das 18 imagens expostas em preto e branco com molduras da Framedart e todas impressões em alta qualidade fine art realizada pela Terra Brasil Fine Art.

O tema foi pesquisado e produzido por Dennis Calçada desde 2016 quando se interessou pelo assunto e enxergou uma oportunidade de dizer com a fotografia a importância de equilibro e conexão entre homem e natureza. Nesse período o fotógrafo andou e registrou neste ambiente de florestas e mata fechada por lugares como Bonito-MS, Foz do Iguaçu, Pantanal (de Miranda e Nhecolândia), Tiradentes, Ilha Grande, Paraty e Ilha do Cardoso, em Cananéia.

“Entrega, paciência e comprometimento na busca pelo melhor. Assim costumo trabalhar e assim foi realizado Alaya. Por ser a primeira exposição o desejo desde o começo foi de fazer um conteúdo com qualidade, por que podemos dizer que é meu cartão de visita no mercado da fotografia, além do respeito por quem for conferir o meu trabalho”, declarou Calçada, que agora em outubro teve uma foto pré-selecionada e em dezembro estará concorrendo com fotógrafos do mundo todo no conceituado concurso da lensculture, o Black & White Photography Awards.

Com 48 anos de experiência, referência na fotografia e profundo conhecedor do tema natureza e cultura brasileira, Araquém Alcântara que faz a curadoria da exposição fala sobre a proposta e trabalho do fotógrafo santista.

“Dennis, apesar do pouco tempo na fotografia autoral, já tem a consciência da linguagem que escolheu, já sabe o que quer fazer e o que dizer com a fotografia. Não se deixa mais engolir por essa enxurrada de banalidades, por essa necessidade moderna de parecer brilhante e original em pouco tempo. E isso é muito promissor. Dennis vai investigando sem pressa, castigando os olhos nas formas, linhas e volumes do grandioso mundo deste jardim planetário.

A maioria dos aprendizes se perde no emaranhado de obstáculos que a fotografia de natureza impõe: falta de mercado, carência de ensino profissional, equipamentos e viagens dispendiosas, condições adversas, e, principalmente, a falta da impulsão criativa que nos leva a perseverar. Neste gênero da fotografia é preciso descondicionar o olhar, transver a realidade e buscar a quintessência.

Com este seu Alaya, Dennis revela o espírito criador que habita a floresta intocada, a beleza do sagrado nas pequenas coisas, o brilho da luz que conversa com as formas da mata escura.

Ele escolheu um caminho difícil para o seu primeiro ensaio, fotografar a floresta em preto e branco.  A profusão de cores que ela reverbera quase exige a fotografia colorida, mas Dennis seguiu o caminho contrário e nos surpreende com imagens de forte impacto visual, como se a floresta fosse iluminada contra um grande “cosmo” negro ou um fundo estático de estúdio ou de teatro. Ele nos transporta para o terreno da magia com uma composição original e criativa. Seu trabalho nos demonstra, sem sombra de dúvida, que temos um novo fotógrafo na cena. Um fotógrafo que faz poemas visuais, um poeta que veio para frutificar.

Bem-vindo, Dennis, ao mundo dos que transformam o banal em invenção", comentou Araquém, que ao longo da carreira tem 53 livros publicados.

INFORMAÇÕES

Entrada: Gratuita

Local: Câmara Municipal de Santos (Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1 - Vila Nova, Santos – SP)

Data: De 07\11 a 06\12 - exceto aos sábados e domingos

Horário: das 8h às 18h

Venda: Interessados em adquirir os quadros expostos é só entrar em contato direto com o fotógrafo Dennis Calçada pelo (13) 99775-6524 e\ou contato@denniscalcada.com.br

15 Out 2018

Alaya: Exposição de fotógrafo santista terá curadoria de ícone da fotografia

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Alaya Araquém Alcântara arte contemporânea curador Dennis Calçada exposição Fine Art luz natureza poesia visual preto e branco sombra

Quem viu também curtiu

08 de Abr de 2021

“Escolhi o caminho com o coração e nele mergulhei obstinadamente”. Entrevista com Araquém Alcântara

26 de Set de 2017

Uma prosa, uma dica e belas imagens

19 de Ago de 2017

Ela é tudo e um pouco mais

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp