Imagem capa - Fotografando com formas geométricas por Dennis Calçada
Foto GrafiaReferências

Fotografando com formas geométricas

Cada doido com sua mania, como se costuma dizer (risos). Assim também é na maneira de fotografar, mas prefiro encarar como mais uma, entre várias, maneiras de enxergar uma possível composição.


Me refiro a utilização de formas geométricas com o objetivo de organizar melhor as unidades presentes no “cenário”. No meu caso é algo que já se tornou natural e instintivo. Talvez por também trabalhar com design gráfico, diagramação e layouts, mas a verdade que me ajuda bastante.


Nem certo e nem errado, apenas mais um exercício que acredito ser interessante praticar. E pesquisando algumas referências - boa parte, aliás, fora da fotografia -, encontrei no artista plástico Kandinsky esta forma de criação.


E mais, o artista russo também prezava muito, digamos assim, pelo lado espiritual quando estava criando, ou seja, questão que gosto bastante também na hora de buscar o instante decisivo. Assunto para um próximo post...


Na sequência alguns exemplos que fotografei utilizando esta possibilidade e frases de Kandinsky. 













Wassily Kandinsky


“Existe apenas um caminho a seguir, o da análise dos elementos básicos para chegar finalmente a uma expressão gráfica adequada.“


“Toda forma, toda cor, significa um sentimento: não existe nada no mundo que não diga nada.”


"O impacto do ângulo agudo de um triângulo em um círculo é realmente tão impressionante quanto o dedo de Deus tocando o dedo de Adão em Michelangelo."


“Assim, olhamos para o ponto geométrico como a união última e mais singular do silêncio e da fala.“

Wassily Kandinsky