06/06/2017 às 09:38 Referências

Ousadia e alegria em cores

992
2min de leitura

Acredito que ter referências, pesquisar outros trabalhos, imagens e profissionais deve e necessita ser um exercício constante. Tanto para aumentar sua bagagem de conhecimento naquilo que você se propôs a fazer, como para aumentar a excelência no seu trabalho. Naturalmente isso vai lhe ajudar a encontrar um estilo próprio.

Neste sentido um dos fotógrafos que gosto muito de ter como referência é o austríaco Ernst Hass (1921-1986). Vou comentar alguns dos motivos pelo qual Hass é uma das fontes onde gosto de saciar um pouco minha sede por aprender.

A primeira que logo me chamou a atenção é que era conhecido por gostar de quebrar as regras. Imagina isso na fotografia ainda na década de 50. Ousadia pura e personalidade marcante. Afinal, se você quer ser diferente e se destacar é preciso fazer coisas diferentes.

Bem provavelmente por ter iniciado a carreira como pintor, Ernst Hass começou a mostrar em suas imagens o gosto pelo uso das cores. Para ele cor era alegria. Alegria que resultava na liberdade que criava suas imagens com forte apelo visual. Resultado, fotografias saturadas e bem vibrantes, às vezes levemente desfocadas e com um quê de subjetividade e leveza. Particularmente gosto muito quando tem esse equilíbrio entre os opostos.

Desta maneira logo ficou conhecido como o pioneiro no uso das cores e então começou a criar e impor seu estilo, sua assinatura.

Além disso suas imagens eram “livres”, sem amarras jornalísticas, regra disso ou daquilo. Afinal, antes de tudo devemos lembrar que fotografia é alma e sentimento.

Um dos seus ensaios, que retratavam os prisioneiros de guerra que chegavam para se refugiar na cidade, logo chamou a atenção de Robert Capa, que o chamou para fazer parte da Magnum Photos.

Depois já em Nova Iorque e com seu estilo marcante e reconhecido, criou uma série com 24 imagens da cidade para a revista Life denominado  “Images of a Magic City”, no qual  considerado um marco na fotografia editorial.

Hass descrevia sua fotografia como “uma nova filosofia do olhar”. Aliás, por intermédio de suas frases e textos também da para entender bem o perfil e estilo que gostava de aplicar nas imagens. “Nós podemos escrever novos capítulos em uma língua visual, na qual a prosa e a poesia não necessitam mais de tradução”.

06 Jun 2017

Ousadia e alegria em cores

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

cores Ernst Haas fotografia Movimento Referência

Quem viu também curtiu

01 de Out de 2018

Um mestre das paisagens marinhas

29 de Ago de 2017

Domínio da luz, composição e paciência

09 de Jan de 2019

Fotografando com formas geométricas

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp