16/10/2019 às 19:40 Referências

Central do Brasil, luz e composição

990
2min de leitura

Maravilha rever o filme Central do Brasil, de 1998. Não à toa conquistou vários prêmios nacionais e internacionais, e podemos enumerar várias questões exaltando a trama. Mas vou reforçar a fotografia, que teve direção de Walter Carvalho, que maravilha de luz. E mais do que planejar, é saber lidar com os imprevistos.

Por exemplo, na cena da romaria em Bom Jesus do Norte, Walter não tinha como usar iluminação artificial por questões técnicas, como mesmo já falou em algumas entrevistas, e assim encontrou a solução de gravar a cena utilizando apenas a iluminação das velas. O resultado ficou genial.

O rigor da direção do filme nas composições também me chama atenção. A seguir algumas cenas que separei para ilustrar melhor. Falando em imagens/significados, o triângulo invertido é uma imagem que passa incerteza e instabilidade. Não por acaso, em um dos quadros, a personagem Dora aparece “emoldurada” por um triangulo invertido, pois se encontrava em momento de indecisão e que rumo a seguir em relação ao menino Josué.

Na cena do trem, as linhas inclinadas das janelas passam dinâmica e reforçam ainda mais a sensação de movimento com o Josué correndo ao lado de fora.

Já em outra cena, o triângulo “aparece” novamente, mas de forma normal, e da para notar o equilíbrio que traz para a composição, reforçando que correu tudo bem em mais um dia de trabalho da personagem na estação e sua ponta direcionando para um momento de fé.

Nem certo e nem errado, apenas um ponto de vista particular e uma forma também de estudar fotografia. Enxergar as entrelinhas também faz parte do clique.

16 Out 2019

Central do Brasil, luz e composição

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Central do Brasil composição direção de fotografia filme iluminação Referência Walter Carvalho Walter Salles

Quem viu também curtiu

01 de Out de 2018

Um mestre das paisagens marinhas

29 de Ago de 2017

Domínio da luz, composição e paciência

09 de Jan de 2019

Fotografando com formas geométricas

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp