Sobre Dennis Calçada | fotógrafo de natureza, paisagem, brasilidade e fineart

Eu, por trás da lente

Dennis Calçada

Apaixonado pela vida. Otimista. Olhar inquietante lado a lado com a paciência. Saber enxergar e esperar, sim, o quanto for necessário na busca do melhor momento. Afinal, fotografia é entrega, alma e sentimento. E isso logo tive conhecimento em 1998, ano que fui apresentado à fotografia na faculdade de jornalismo. Pronto, amor à primeira vista. Período esse onde consegui uma ótima base e segue comigo até hoje.

Primeiro pelo fato de aprender a fotografar com uma câmera analógica. Lembro até hoje da Pentax K1000 e com o filme Asa 400, sempre comprado em forma de “vaquinha” com os companheiros de grupo (rs). Mas acredite, sim, isso foi ótimo. Desde os primeiros passos, ou melhor, cliques, passei a ter rigor na composição e criterioso nos cliques. O que eu quero dizer com isso na cena escolhida?. Assim, o fotojornalismo já me ensinava a importância da busca pelo conhecido momento decisivo do mestre Cartier-Bresson. Afinal, um filme de 36 posses era dividido entre cinco e seis alunos por grupo (rs).

Cada vez mais interessado nas aulas e começando a obter bons resultados nos cliques passei também a ser monitor no laboratório de revelação em preto e branco da faculdade. A química (literalmente) daquele amor à primeira vista só aumentou. Experiência única e indispensável para todos aprender e vivenciar esta “mágica” ao conferir a imagem nascer passo a passo.

Em 2010 me formei em Produção Multimídia com ênfase em design gráfico. Acredito que beber em outras fontes é fundamental. Nesta etapa consegui refinar ainda mais o olhar na composição devido a diagramação e criação de layouts. Apresentado também de forma oficial e ampla ao mundo das cores. Tema esse que gosto muito e serve como referência e fonte criativa nas minhas fotografias. Ah as cores, elas dizem e muito. Nossa essência, ainda mais em nosso país que é uma explosão de cor. Temos esse privilégio.

Acredito na fotografia pura. Técnica e tecnologia são detalhes, acredite. O que você é como pessoa irá refletir diretamente na sua fotografia. Assim como acontece na vida.


Diante disso as minhas preferências  na fotografia são as cores, a nossa brasilidade que é única por intermédio do nosso povo e diversificada cultura, o movimento e fé das religiões, natureza e paisagem espalhadas por este nosso Gigante, detalhes e momentos que passam despercebidos do olhar comum...Tudo sempre acompanhado de uma construção poética visual e autoral.

Assim, o objetivo, além de documentar, é sempre dizer algo e trazer à tona algum tema pertinente, seja para refletir ou para trazer paz na alma diante desta vida “moderna” que deixa os dias cada vez mais atarefados e corridos.

Prazer, Dennis Calçada. Seja bem-vindo (a).