Imagem capa - Uma prosa, uma dica e belas imagens por Dennis Calçada
Foto Grafia

Uma prosa, uma dica e belas imagens

Durante os dias do Paraty em Foco 2017, entre o intervalo de um workshop e uma palestra, minha opção para descansar era... andar pela poética e aprazível cidade histórica na caça de imagens como um bom fotógrafo andarilho que se preze.


E nesse caminhar de pés no chão e o pensamento flutuante você conhece mais ainda de si mesmo  e lógico, do local. Além de fazer novas amizades e conhecer personagens da cidade que na grande maioria dos casos sempre rendem boas prosas.  Como isso é enriquecedor.


Foi em uma dessas prosas que conheci o senhor Jadib.  Proprietário de uma Kombi que transformou em Sebo. Por conta do “vício” em livros fui “obrigado” a parar e claro, logo a conversa começou a se desenrolar. Paratiense de nascença, cabelos longos, vestes simples e satisfação plena pela qualidade e estilo de vida. Fato esse que sem dúvida é o responsável pela sua expressão jovial  e ideias pra frente.


Conversa vai, conversa vem (falamos da cidade, política, navegação, fotografia...), nesse tempo já tinha separado dois livros (a vontade era de levar mais), e como estava com a câmera nas mãos, seo Jadib perguntou das fotos que fazia, sobre o festival que estava acontecendo e emendou com uma dica de lugar que sem dúvida iria gostar de fotografar. Indicações como essas jamais devemos desprezar, pois fogem dos tradicionais roteiros locais.


Após agradecer e nos despedirmos não perdi tempo. Fui atrás da sugestão de seo Jadib e não é que encontrei belo cenário. Ao chegar o vento no rosto logo me deu as boas-vindas e o silêncio me disse, pronto, agora é com você, crie suas imagens.


Ah as prosas. Tão em falta em tempo de geladas conversas virtuais, como são fabulosas. Enriquecem, agregam valores (locais e de vida) e claro, lhe rendem boas indicações e imagens.


Nos outros dias teve também dedinho de prosa com o Zé Carlos, da livraria de Paraty e também com o senhor Orlando, aposentado com experiência de mais de cinquenta anos trabalhando no alto mar, e que fui encontrar e prosear em uma das inúmeras  ilhas de Paraty, esta no caso a mais de 15 km de distância mar adentro.


Mais prosas, poesias e imagens, por favor.